Companhia Missionária do Coração de Jesus

  • Home
  • Companhia Missionária do Coração de Jesus
Instituto Secular

Companhia Missionária do Coração de Jesus

A Companhia Missionária do Coração de Jesus é um Instituto Secular de Direito Pontifício fundado em Bolonha (Itália), no dia 25 de Dezembro de 1957, por P. Albino Elegante, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (chamados também dehonianos, do seu fundador P. Leão Dehon). Fazem parte do Instituto Missionárias e Familiares.

As Missionárias são mulheres consagradas através dos votos de castidade, pobreza e obediência, realizando deste modo uma semelhança mais integral à oblação de Cristo, à sua absoluta disponibilidade por amor ao Pai e aos homens, e tornando-se para os irmãos uma estrada que conduz a Deus. Como membros de um Instituto Secular, na consagração conservam a condição de membros leigos do povo de Deus, vivendo em grupos de vida fraterna ou na família de origem ou sós (cf. CIC, cann. 711 e 714).

Os Familiares são leigos, casados ou não, ou sacerdotes, que sem assumir a obrigação dos votos, partilham a espiritualidade e a missão do Instituto (cf. CIC, can. 725).

Missionárias e Familiares estão presentes e operam na Itália, em Portugal, em Moçambique, no Chile, na Argentina, na Guiné-Bissau e na Indonésia.

O próprio nome do Instituto ajuda a compreender a sua fisionomia.

Espero que conserveis sempre esta atitude de ir além, não só além, mas mais além e no meio, lá onde tudo está em questão: a política, a economia, a educação, a família... ali!
Papa Francisco

COMPANHIA faz referência ao carisma da comunhão que une os membros entre si e com o mundo na caridade de Cristo.

Missionárias e Familiares, à luz da vida Trinitária e inseridos no dinamismo deste mistério, são chamados a viver a vida de amor até se fazerem comunhão com Deus e com os irmãos, segundo o exemplo que Cristo nos deixou e o exemplo da primeira comunidade cristã. Fazer comunhão com os irmãos significa sobretudo “perder-se” para reencontrar-se em Cristo e fazer-se com Ele escuta, disponibilidade, doçura, respeito, ponto de encontro, força unitiva com todos os membros do Instituto e com todos os homens e mulheres.

MISSIONÁRIA indica o empenho, confiado pelo Espírito ao Instituto, de vivificar com a força do Evangelho todos os ambientes e as realidades em que a Providência colocou cada um/a, com particular atenção às pessoas e aos lugares onde é mais urgente a evangelização e a promoção humana. O trabalho profissional, o tempo livre, o voluntariado, a paróquia e outros ambientes eclesiais, as estruturas sociais e políticas, a família e o grupo de pertença são os lugares teológicos em que os membros da Companhia Missionária vivem, enquanto consagrados no baptismo e na profissão dos conselhos evangélicos, a comum vocação à santidade; são as realidades que eles, assumindo-as em plenitude, consagram a Deus através da sua vida; são a expressão da sua missão de amor e de serviço na Igreja e no mundo para a vinda do Reino.

A animação do tempo livre, através da gestão de uma casa de férias; o anúncio itinerante do Evangelho, através de missões paroquiais e encontros diversos; o serviço de voluntariado em diversas áreas de pobreza e de marginalidade através da inserção em estruturas sócio eclesiais; o serviço de colaboração às jovens Igrejas e aos países em vias de desenvolvimento: são algumas formas particulares de missão assumidas pelos membros da Companhia Missionária.

A referência ao CORAÇÃO DE JESUS indica a fonte donde brota a espiritualidade de amor e de oferta com que os membros do Instituto são chamados a viver a missão. Espiritualidade que se alimenta na contemplação de Cristo no mistério do seu Coração trespassado, na participação à Eucaristia e na adoração eucarística, na meditação da Palavra de Deus, na recitação das horas litúrgicas…, nos tempos especiais de oração como os retiros mensais e anuais.

Cada gesto vivido em comunhão de amor e de oferta com o Coração trespassado de Jesus consagra e torna missionária toda a vida em todas as suas expressões, também as mais simples e comuns, para que o mundo possa encontrar Deus-Amor.

A presença da CM em Portugal

A Companhia Missionária está presente em Portugal desde 1967.


Se o Instituto fosse

Cartaz Se o Instituto fosse da Companhia Missionária do Coração de Jesus em Português
Cartaz Se o Instituto fosse da Companhia Missionária do Coração de Jesus em Inglês