O Instituto foi fundado pelo Padre Manuel Antunes, sacerdote Diocesano de Coimbra e erecto canonicamente como Pia União em 19 de Março de 1960 e confirmado Instituto Secular a 26 de Junho de 1977 com a sede em Coimbra.
Irradiar o Amor de Deus na Igreja e no mundo, pela santificação com Jesus e à semelhança da Sagrada Família de Nazaré, na sua vida oculta procurando viver as dimensões evangélicas do Amor, do desprendimento, da obediência, do trabalho, da humildade e do serviço.
Queremos que o nosso testemunho ajude os homens e as mulheres do nosso tempo a descobrirem o Amor do Pai, a reconhecerem a sua dignidade de filhos de Deus e a viverem o sentido da verdadeira fraternidade, para construírem uma só família.
Ser fermento renovador de vida cristã, imitando o modo de ser e de viver da Sagrada Família de Nazaré, no compromisso de construir um mundo mais humano e fraterno através do testemunho pessoal, em gestos de acolhimento e serviço vividos em simplicidade e alegria impregnando com o espírito do evangelho, o ambiente em que se vive.
Vivemos a nossa consagração permanecendo inseridas no mundo, contribuindo para que este seja santificado a partir de dentro, à semelhança da Sagrada Família em Nazaré.
Como leigas consagradas vivemos a condição secular, inseridas na nossa família, a sós ou em pequenos grupos de vida fraterna.
Espero que conserveis sempre esta atitude de ir além, não só além, mas mais além e no meio, lá onde tudo está em questão: a política, a economia, a educação, a família... ali!Papa Francisco
Os membros do Instituto procuram em cada dia, com Jesus, Maria e José, descer a Nazaré, enraizando aí toda a sua vida.
É com a Sagrada Família que cada uma de nós quer aprender a viver cada dia o dom de si mesma ao amor da Santíssima Trindade.
À luz da vida oculta de Jesus em Nazaré desejamos que a nossa vida quotidiana seja orientada pela consciência de missão, de modo que todo o nosso viver e todas as nossas obras, sejam elas quais forem, se tornem obras de Deus.