O Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado foi fundado por Maria Isabel Henriques Marques Matias. Era uma jovem militante da Ação Católica que, animada pelo ardor apostólico entusiasmou outras jovens a iniciarem uma nova forma de consagração à causa do reino de Deus: a secularidade consagrada.
De um jeito novo, centrada no amor a Deus Trindade e movida por um grande zelo apostólico e missionário, fez da sua existência um encontro com outros para ajudar os mais desfavorecidos, ao nível social e cristão.
Surgia assim o Instituto Secular Missionário Servas do Apostolado, adiante designado por ISA e que teve a sua aprovação em 1952, pelo Senhor D. Ernesto Sena de Oliveira, Arcebispo de Coimbra.
Espero que conserveis sempre esta atitude de ir além, não só além, mas mais além e no meio, lá onde tudo está em questão: a política, a economia, a educação, a família... ali!Papa Francisco
O que caracteriza o ISA é o Espírito de Serviço Apostólico e Missionário, com especial preferência pela formação de outros leigos para um compromisso cristão no mundo.
Seguindo o exemplo da Fundadora, cujo itinerário espiritual foi sustentado por uma profunda espiritualidade sacerdotal e amor à Eucaristia, a Serva do Apostolado hoje, continua animada pela mesma espiritualidade como resposta a Deus e exigência de vida; unida a Cristo, eterno Sacerdote, oferece-se pela salvação de toda humanidade e pela fecundidade do apostolado sacerdotal.
Constituído por mulheres vocacionadas para uma doação total a Deus, no seguimento de Jesus Cristo, consagram a sua vida mediante os conselhos evangélicos, vividos no mundo e a partir dele.
As Servas do Apostolado vivem nas condições comuns de qualquer leiga: na família, a sós, ou em pequenos grupos de vida fraterna.
Instituto de direito diocesano sediado em Coimbra, tem membros em Leiria, Santarém e Madeira.